quinta-feira, 9 de abril de 2015

Historia Nintendo



   Com atualmente 125 anos (2015) a Nintendo tem uma grande historia, a qual vou contar os principais momento.

Divulgação




   Em 23 de setembro de 1886, Fusajiro Yamauchi abre as portas de uma pequena empresa voltada principalmente para a fabricação de baralhos Hanafuda, assim nasce a Nintendo. A empresa se expandiu até em 1920 alcançar todo o território japonês.



   A historia de crescimento para oque ela é hoje se deve ao neto de Fusajire, Hiroshi Yamauchi que em 1948 recebeu de seu avô a presidência. Mesmo sem a aprovação de seus funcionários, Hiroshi inicio um reforma administrativa na empresa e assim com atitudes extremas começou a demostrar sua genialidade para os negócios. Com a fabricação pioneira de baralhos de plastico, conseguiu dominar o mercado japonês e mais a frente em 59 consegui os direitos de uso dos personagens da Disney em seus produtos.


Ultra Hand
   Em 1966 em uma rotineira visita aos seus funcionários, Hiroshi descobre em meio a ferramentas de seu então engenheiro elétrico, Gunpei Yokoy, o protótipo do que viria a ser a mão biônica Ultra Hand, sendo um grande sucesso e fazendo com que se cria-se um setor dentro da Nintendo de pesquisa e desenvolvimento sob o comando de Gunpei Yokoi





Era dos Vídeo Games

   Com  sucesso dos Video Games nos Estados Unidos, Hiroshi Yamauchi começa a importar consoles Magnavox Oddisey, porem com pouco sucesso em território japonês. Inicia-se também um projeto com a Mitsubishi Electrics a criação de um console próprio, assim nasce em 77 o TV-Game com varias versões. No mesmo ano a Nintendo lança seu primeiro árcade, o Computer Otthelo.



TV-Game 6
Othello


Game &Watch Donkey Kong
   Filho de um amigo de Hiroshi Yamauchi, Shigeru Miyamoto é contratado com a função era desenhar gabinetes de árcades sob o comando de Gumpei Yokoy.

   Para alcançar novos mercados é fundada em 1980 a Nintendo of America em Nova Iorque. Com intuito de lançar seus árcades em solo americano. No mesmo ano Gumpei Yokoy ao ver um homem brincar com uma calculadora, tem a ideia de um console portátil, assim nasce o Game & Watch, com somente um jogo, mas com diversos modelos com jogos diferentes.

   Um ano apos a abertura da NoA, os árcades Radar Scope não faziam sucesso diante de árcades com Pac-Man e Space Invaders. Assim com solicitação de Hiroshi Yamauchi, Shiguero Miyamoto tem a missão de reaproveitar os gabinetes de Radar Scope. Assim nasce Donkey Kong. O árcade é aclamado no mundo todo e é o primeiro a ter uma historia. Com tamanho sucesso viu-se a necessidade de criar um console próprio.


Donkey Kong Arcade
Radar Scope


   Então em 1983 nasce o Family Computer ou Famicom. A versão americana só chega em 85 como Nintendo Entertainment System ou NES. Nesses consoles nasceram series principais da Nintendo como Mario, The Legend of Zelda e Metroid.


Nes


Famicom











   Portáteis Game & Watch so tinham um jogo por aparelho, havendo a necessidade de se ter modelos com outros jogos. Pensando nisso Gunpei Yokoy produz o Game Boy, portátil com troca de cartuchos. Criando a experiencia de um console de mesa em qualquer lugar.


GameBoy

   Com o sucesso do Nes, a Nintendo lança em 1990 o Super Famicom, sua versão americana chega em 91 como Super Nintendo. Fez grande sucesso adicionando novas tecnologias em jogos como em Donkey Kong Country e seus gráficos baseados em imagens 3D e o primeiro jogo em 3D, Star Fox com o chip Super FX.



Super Nintendo
Super Famicom



Virtual Boy
    Apos alguns anos o Snes começou a competir com console de 32-bits, mesmo ganhando a Nintendo resolve lançar seu grande fracasso, o Virtual Boy que prometia em 95, jogos com visão em 3D. Porem com gráficos preto e vermelho, com pausas frequentes e dando dor de cabeça não teve boas vendas, alcançando somente 800.000 unidades vendidas.

   Teve seus motivos de fracasso, foi lançado as pressas por causa de outro projeto para 1996, O Nintendo 64. Depois de parcerias falhas com outras empresas é lançado o Nintendo 64 com seu controle singular e o uso de um direcional analógico . Teve grandes jogos considerados revolucionários que são lembrados com muito amor pelo fás, são eles: Super Mario 64, The Legend of Zelda Ocarina of Time e Goldeneyes 007.
Nintendo 64
   O Game Boy ganha seu modelo com cores junto a continuação de seu maior sucesso Pokémon, com Gold e Silver em 1998. Mas 2 anos antes é anunciado um modelo com 32-bits, sendo esquecido até que em 2001 é lançando o Game Boy Advance. Com tela maior, cores mais nítida e retrocompatibilidade com jogos de Game Boy. Contou com 4 modelos como o Sp com bateria interna, tela mais clara e novo visual.


Game Boy Color
Game Boy Advance Sp


Game Boy Advance



   Com o Nintendo 64 diante da concorrência, é lançado com apostas altas o Nintendo Game Cube em 2001. Com expectativas altas dos fás o Game Cube chega com desvantagens pelo uso de mini Dvds, impossibilitando a reprodução de mídias mais comuns como o CD e o DVD, uma época em que as pessoas queriam um DVD Player. Mesmo com variedade de multiplayer online e conexão com o Gba, não consegui ultrapassar a concorrência. Teve grandes jogos como Metroid Prime, The Legend of Zelda Wind Waker/ Twilight Princess e Super Mario Sunshine.


Game Cube
   Em 2002 Hiroshi Yamauchi entrega a presidência da empresa para Satoru Iwata, que vinha fazendo um grande trabalho na Hal, subsidiaria da empresa. Continuou a atuar na empresa como conselheiro.

De Volta ao Crescimento
 
   No ano de 2004 a Nintendo anuncia mais um console, prometendo ser revolucionário na maneira de jogar. Nasce então o Nintendo DS, com duas telas sendo uma tátil. Lançou jogos tanto hardcore, tanto casuais, alcançando um grande publico e trazendo pessoas que nunca tiveram contato ao mundo dos vídeo games. Com seus 4 modelos chegou a incrível marca de 150 milhões de unidades vendidas.



Nintendo DS
Nintendo Wii

   Se a ideia é revolucionar, é anunciado o projeto Revolution. Querendo ter um console acessível a todos é lançado o Nintendo Wii em 2006. Seu controle com sensor de movimento atraiu diversas pessoas para esse mercado e com acessórios de diferentes usos como o Balance Board, é usado em escolas, hospitais e até asilos. Mesmo com gráficos em 480p consegui ultrapassar seus concorrentes e teve a tecnologia mais copiada da geração.

   Apos 7 anos de sucesso o Nintendo DS ganhou um sucessor, é lançado em 2011 o Nintendo 3DS, com hardware mais potente e uma tela com efeito 3D sem o uso de óculos. Teve seu inicio fraco mais nos anos seguintes com jogos de peso melhorou suas vendas recebendo, recentemente um modelo com hardware melhorado e melhorias no efeito 3D. 
Nintendo 3DS

   Assim como o Nintendo DS, o Wii recebeu seu sucessor, é lançado em 2012 o Nintendo Wii U, seguindo a ideia de atrair jogadores novos e manter os hardcore. Recebeu um controle novo com uma tela tátil e funções como jogar sem o uso da Tv com o uso da tela do GamePad. Sofrendo com o pouco apoio de produtoras terceirizadas e com o hardware inferior aos concorrentes enfrenta vendas baixas,  a Nintendo tem conseguido aos poucos reverter esse quadro, lançando jogos exclusivos de suas series principais com The Legend of Zelda, Smash Bros, Mario Kart, entre outros. Mesmo com pouco apoio de fora a Nintendo não abandonou seu console e seus fans, sendo considerada por alguns veiculos de comunicação, a empresa com os melhores exclusivos de 2014.


Nintendo Wii U


   Chegamos aos dias de hoje nessa historia, e la se vão 125 anos. até o momento a Nintendo anunciou mais um projeto, o NX. Também começou a produzir App baseados em seus personagens no intuito de divulga-los, para futuramente levar novos jogadores aos consoles. Definindo seu rumo como empresa de entretenimento e não só de Vídeo games.



   Obrigado por ler e espero que tenham gostado, posso dizer que esse é apenas um resumo, pois toda historia contem historias dentro. Compartilhem com seus amigo e em caso de duvida comentem que se possível responderei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário